Conheça marcas de celebridades livres de agentes químicos nocivos à saúde
Vamos falar de beleza limpa? Agentes químicos nocivos à saúde estão presentes na água, no ar, nos alimentos, superfícies de produtos e nos cosméticos. O que colocamos sobre a pele apenas recentemente passou a ganhar atenção de empresas, redes varejistas e a receber novas regulamentações de governos. Até então o uso de petrolato, derivados do petróleo usado como emoliente, e outros óleos minerais, ftalatos, parabenos, silicones, formaldeído não eram questionados. O argumento sempre foi que o risco à saúde era pequeno.
Mas cada vez mais pesquisas passaram a comprovar a ligação com graves problemas de saúde, incluindo câncer. Muitas substâncias tem efeito cumulativo, provocam alterações hormonais sem falar que também oferecem risco à contaminação do meio ambiente. Aos cuidados com a saúde, se somou o aumento pela busca por produtos sem ingredientes de origem animal.
Quem se interessava pelo assunto ou optava por uma rotina de beleza limpa muitas vezes abria mão do uso de perfumes, maquiagem ou produtos de tratamento para a pele. Eu mesma passei por essa fase.
Mas isso começou a mudar há alguns anos. E celebridades, inspiradas por suas histórias pessoais ou estilo de vida, decidiram investir em linhas de produtos livres de agentes nocivos e muitos são veganos ou não levam ingredientes que foram testados em animais.
Já adianto que ainda que muitas marcas se vendam como limpas ou veganas, não é tarefa fácil encontrar produtos 100% seguros. Os efeitos de muitas substâncias ainda não foram comprovados, nem se são nocivos nem se são seguros. A certificação de produtos veganos ou não-testados em animais também não é difícil, já que na maioria das vezes a empresa em si não testa, mas o ingrediente já foi ou é testado por terceiros, em outras partes do mundo.
Algumas marcas também oferecem produtos mistos, ou seja, nem todos são limpos ou veganos.
Mas ver celebridades usando sua influência para difundir novos hábitos de consumo e ajudar a alterar padrões da indústria é algo que, por si só, já faz bem pra pele, né?
Confira:
about-face, por Halsey
A cantora lançou sua linha de maquiagem em 2021. Brilhos, cores fortes e marcantes se destacam para criar looks bem personalizados. Há também maquiagem corporal e acessórios. Todos os produtos não contém ptalatos, parabenos ou fragrâncias sintéticas e são veganos e não testados em animais. Como não existe regulamentação para cosméticos cruelty-free no Canadá, onde os produtos são feitos, não existe garantia que em algum momento da cadeia de produção alguma substância não tenha sido testada em animais.
Fenty Skin, por Rihanna
Lançada em 2017, é vendida na rede Sephora sob o selo Clean, que reúne produtos feitos sem uma lista de substâncias nocivas à saúde. A linha de maquiagem é conhecida pela grande oferta de tonalidade, como o Pro Filt’r Instant Retouch Concealer, que pode ser encontrado em 50 tons. A marca ainda tem cosméticos de tratamento. Apesar do selo Clean, algumas fórmulas trazem substâncias que já foram banidas para uso cosmético na Europa. É o caso do Instant Reset Brightening Overnight Recovery Gel-Cream with Niacinamide Refill, que contém Red 33 (Ci 17200) que não pode ser usado ao redor do olhos e estudos feitos na Europa comprovaram efeitos de alteração no sistema imunológico. Além disso os ingredientes são testados em animais.
Florence by Mills, por Millie Bobby Brown
Millie Bobby Brown lançou sua marca de skincare e maquiagem em 2019 com opções para criar looks bem minimalistas e naturais. A empresa foi batizada com o nome da avó da atriz de Stranger Things. Os produtos são veganos e cruelty-free certificado pelo Peta e pela Vegan Action.
Flower, por Drew Barrymore
A atriz e produtora lançou sua linha de maquiagem, perfumes e acessórios em 2013. Os produtos de preço acessível são encontrados na Amazon, grandes redes varejistas e farmácias. Segundo a marca, nenhum produto ou ingrediente é testado em animais e a empresa não adquire substâncias de empresas que testam em animais. Os produtos são feitos nos Estados Unidos e no Canadá, e os pincéis e acessórios, na China. A Flower é certificada pelo Peta (People for the Treatment of Animals).
Haus Labs, por Lady Gaga
A cantora e atriz se manifesta publicamente sobre como a maquiagem a ajudou a lidar com a falta de autoestima. Em 2019, ela lançou em parceria com a Amazon uma linha de produtos veganos e cruelty-free. A marca não está disponível em países que exigem testes em animais, como a China, o que já é uma grande coisa. Você encontra produtos com brilho e cores fortes para reproduzir os looks usados por Gaga, mas nem todos os ingredientes são considerados não-nocivos à saúde, de acordo com o guia de substâncias do EWG (Environmental Working Group).
Henry Rose, por Michelle Pfeifer
A atriz conta que passou a buscar um estilo de vida mais saudável após o nascimento dos filhos e que abriu mão de usar perfumes. Perfumaria é um dos segmentos que mais usa produtos nocivos à saúde, muitos disfarçados com a simples denominação de ‘fragrância’. Depois de muitas pesquisas, a atriz lançou em 2019 a Henry Rose, batizada com os nomes do meio de seus filhos. A marca diz ser totalmente transparente em relação aos ingredientes usados, todos certificados pelo EWG, entidade que desde 1993 ajuda na pesquisa e divulgação de informações sobre agentes nocivos no meio-ambiente, alimentação, roupas e cosméticos, e pela Cradle to Cradle, que certifica produtos com inovação tecnológica sem impacto ao meio ambiente e à saúde. Atualmente, a Henry Rose possui 10 fragrâncias, hidratantes corporais e velas.
Honest, por Jessica Alba
Uma das pioneiras dos cosméticos limpos, a marca da atriz Jessica Alba foi lançada em 2011 e ganhou linha de beleza em 2015. A empresa possui uma lista com mais de 2.500 ingredientes comuns na indústria de beleza que não são usados em suas formulações devido aos riscos à saúde. Em 2016, reportagens do jornal The Wall Street Journal revelaram que a empresa utilizava produtos tóxicos em algumas fórmulas, fazendo com que marca tivesse que recuperar sua credibilidade perante os consumidores. Os produtos levam o selo de cruelty-free do Peta, mas nem todos são veganos, pois alguns tem mel de abelha na fórmula.
Kora Organics, por Miranda Kerr
A modelo lançou sua marca de beleza em 2009 em seu país-natal Australiana em 2009. Em 2017, a Kora passou a vendida na rede Sephora nos Estados Unidos e em outros países. Os produtos são veganos e não testados em animais e certificados pela Cosmos Ecocert empresa com sede na França que também certifica produtos nas áreas agrícola e têxtil. Além de não conter sulfatos, parabenos ou fragrâncias sintéticas, a marca é conhecida pelo uso de ingredientes naturais exóticos como Noni e ameixa de Kakadu.
Rare Beauty, por Selena Gomez
Quando a atriz e cantora lançou sua linha de maquiagem em 2020, o objetivo era aumentar a auto-estima e aliviar estigma associados a questões relacionadas à saúde mental. A marca apoia projetos na área, inspirada na própria história da fundadora. Mas os produtos também são veganos e não testados em animais, com certificação do Peta (People for Ethical Treatment of Animals), entidade de defesa pelos direitos dos animais. E muitos são feitos com ingredientes limpos. Mas nem todos. Lendo os rótulos você encontra substâncias que não são 100% seguras, como o Titanium Dioxide (CI 7891) que tem a quantidade restrita para uso cosmético e é proibido para aplicação ao redor dos olhos e a Blue 1 Lake (CI 42090) que tem efeito cumulativo e toxicidade de moderada a alta.
www.rarebeauty.com