/

Feng Shui da Varanda Gourmet

Por Michelle Achkar, Espaços que Curam

Todo conhecimento precisa ser adaptado às mudanças dos tempos. Com o Feng Shui não é diferente. Quando as técnicas foram criadas há milhares de anos no Oriente não havia grandes cidades, prédios com dezenas de apartamentos, tampouco extensas redes elétricas e, mais recentemente, redes de comunicação via Internet e Wi-fi.

Nessa lista, entra também a varanda gourmet, tão popular hoje nos lançamentos de imóveis nas grandes cidades.

A varanda gourmet é foco de atenção principal na casa: influencia na escolha do imóvel, é prioridade na decoração e é bastante usada, substituindo a sala em grande parte dos imóveis.

A área pede um olhar diferenciado do consultor de Feng Shui, pois são muitos os detalhes que podem ser ajustados para melhorar a harmonia das energias da casa.

Por isso, explico aqui alguns aspectos que precisam ser levados em conta na decoração desse espaço. Veja abaixo e aprenda o Feng Shui da Varanda Gourmet.

1- Fechada ou aberta

Em muitos locais das grandes cidades, fechar a varanda com vidro não é nem questão de gosto, mas pura necessidade. Barulho, poluição do ar e vento em excesso são deixados de fora. Mas saiba que fechar a varanda altera completamente a aplicação do baguá na planta baixa da casa. Explico: segundo o Feng Shui do Budismo Tântrico Tibetano, escola que aplico em minhas consultas, apenas áreas totalmente fechadas são consideradas como partes da residência. Não se assuste, está certo. Se você tiver uma varanda enorme e ela não for fechada, um consultor de Feng Shui não irá considerá-la como integrante do baguá. O que isso implica na prática é que os guás do seu espaço (relacionamento/sucesso/prosperidade/família/ amigos/sabedoria/carreira/craitividade/saúde) estarão localizados em locais diferentes com a varanda fechada ou aberta. Portanto, o ideal é aplicar o baguá no imóvel antes de decidir fechar o espaço para ter certeza de que se trata da melhor decisão de acordo com o Feng Shui.

2- Atenção ao elemento fogo

A churrasqueira é um dos xodós das varandas gourmet. Muitos apartamentos ainda têm fogão nessa área, forno elétrico e até forno a lenha. É bastante fogo para um espaço só. É preciso ficar atento e equilibrar o local com outros elementos (como água e terra, por exemplo) para que esse excesso de fogo não interfira no guá onde a varanda gourmet está localizada. Na maioria dos projetos, a varanda ocupa o guá da prosperidade, do sucesso ou do relacionamento. Fogo em excesso ‘queima’ o dinheiro na prosperidade, pode fazer com que sua fama/nome seja prejudicada no guá sucesso e que brigas aconteçam no relacionamento. Portanto, é preciso pensar na escolha dos elementos de decoração para equilibrar esse cenário. Uma boa dica é ter pisos, bancadas ou mesas de pedras naturais, móveis ou detalhes na cor preta (que representam água) e vasos de cerâmica que trazem o elemento terra para o espaço.

3- Vidros: está todo mundo te vendo

Do ponto de vista simbólico, grandes áreas envidraçadas deixam a vida exposta. Isso acontece mesmo se o seu apartamento está localizado em andares altos e que você não tenha vizinhos em volta. De acordo com o Feng Shui, é preciso haver um equilíbrio entre portas e janelas numa casa. Com uma varanda gourmet, esse equilíbrio, muitas vezes, é alterado. A colocação de cortinas ou persianas ajuda a trazer de volta a privacidade perdida, ainda que ela não seja necessária do pronto de vista prático. Mesmo se não for preciso, feche-as de vez em quando, como se estivesse fazendo um pequeno ritual de trazer constantemete para a sua vida o equilíbrio entre o que você expõe ou não da sua vida e da sua família.

4- A primeira coisa que se vê na casa

O grande espaço aberto das varandas quebra também outra recomendação do Feng Shui de evitar ter a porta principal da casa em frente a uma janela. Muitas varandas são extensões da sala e ficam visíveis logo da porta de entrada principal. Claro, afinal, é para isso mesmo que foram criadas! Mas é preciso prestar atenção ao fluxo da energia que chega até a casa. Assim que ele entra, sai pela varanda! Para corrigir a perda do Chi (energia vital), o método mas simples é ter uma bola de cristal pendurada no caminho entre a porta e a varanda. A altura é importante: precisa estar abaixo do batente das portas/janelas.

5- Dá pra passar?

Muitas pessoas, com a intenção de receber o maior número de amigos possível, coloca grandes mesas na varanda, muitos bancos e, se tiver espaço, sofás e poltronas. Ok, é uma delícia receber bem as pessoas, mas preste atenção para não dificultar a circulação na varanda. É muito comum ter grandes mesas fixas, presas a balcões que dificultam a circulação. Escolha móveis do tamanho adequado para o espaço e jamais crie bloqueios em passagens ou disponha os móveis de maneira de você precise se espremer para passar entre eles.

6- Está vendo a porta de entrada?

Se você tiver um sofá na varanda gourmet ou poltronas, prefira que eles estejam voltados para a porta de entrada da casa. Isso no Feng Shui é chamado de ter a posição de comando. Simbolicamente representa que você enxerga e fica ciente de tudo o que entra na sua vida. Essa regra não muda nunca, mesmo quando consideramos uma varanda.

5 Comments

  1. Olá. Excelente arquivo, mas fiquei com um dúvida. O texto menciona “apenas áreas totalmente fechadas são consideradas como partes da residência.”. Isto se aplica para varandas que são fechadas com cortina de vidro? Ou seja, deveria considerar esta varanda ao aplicar ao baguá?

    • Sim, se a varanda for fechada, é considerada. Mas o que muitos consultores não sabem é que se uma área da casa for muito usada, mesmo que não seja fechada, precisa ser incluída no baguá.

  2. A minha varanda tem grades e para diafary tem painéis de treliça e toda parte de baixo e nas laterais ficando só um vão aberto. Um lado é fechada que dá para o banheiro e a outra para um escry que dá para essa varanda. Considero aberta ?

    • Todo espaço que é muito utilizado deve ser considerado como parte do baguá. Mesmo se for aberto. Caso você não use a área com freqüência, então ela fica fora do baguá

Deixe um comentário

Your email address will not be published.