Mitos do Feng Shui
Mitos do Feng Shui
/

Mitos do Feng Shui: 8 coisas que você precisa (des) aprender

O interesse pela prática milenar de harmonização energética dos espaços voltou a crescer durante a pandemia quando, durante o confinamento, muitos perceberam o papel importante que a casa desempenha na manutenção da saúde mental e no bem estar geral. Confira algumas informações para ajudar a fazer bom uso da técnica, sem cair nos mitos do Feng Shui.

Guás são redondos

Guás são como são chamadas as áreas da casa. Cada guá está associado a um aspecto da vida. Os guás, ou áreas, são redondos. Por isso uma cura é eficiente em qualquer lugar dele. Não é necessário aplicar a cura no canto ou apenas nas paredes, como muitos acreditam. E mais: os espaços vazios entre as áreas são excelentes opções para colocação de itens que estão associados à redução da energia vital, como os vasos sanitários.

Mitos do Feng Shui
Mitos do Feng Shui

Harmonia não significa ter objetos iguais

O conceito de harmonia na cultura oriental é diferente do que muitas vezes imaginamos. Raramente significa usar objetos idênticos. Isso é muito comum por exemplo quando falamos em harmonia no quarto e muitos entendem que os criados-mudos devem ser iguais. Harmonia para os chineses pode significar ter dois móveis completamente diferentes no ambiente. Um exemplo clássico são os jardins que equilibram uma árvore com a colocação de uma pedra do lado oposto.

Mitos do Feng Shui
Mitos do Feng Shui

Feng Shui não é prever o futuro

Não acredite em quem diz que algo acontecerá na sua vida apenas observando a sua casa. Esse tipo de previsão catastrófica não tem nenhum fundamento. A disposição dos cômodos e dos objetos são uma representação de muitos fatores que podem dar pistas valiosas sobre vários aspectos da vida. Mas jamais isso pode ser usado para fazer previsões. Mesmo que configurações da casa não sejam consideradas auspiciosas, isso não significa que os moradores enfrentarão problemas. Existem muitos outros fatores em jogo no universo e ninguém conhece todos. Passe bem longe de quem disser o contrário.

Não existem casas erradas

Temos a tendência de sempre focar nos aspectos negativos e muitos consultores apresentam listas com todos os aspectos desfavoráveis numa casa. Muitas pessoas se sentem sobrecarregadas com as informações e passam a se sentir culpadas pelas escolhas feitas. E coisas que a pessoa nunca tinha notado se tornam fonte permanente de estresse. Do ponto de vista do Feng Shui, não existe certo ou errado. A casa é apenas uma representação da sua história de vida e potencialidades no espaço físico.

Tudo tem cura

Curas são como chamadas as alterações feitas a fim de corrigir fluxos energéticos desfavoráveis numa casa. Curas podem ser físicas, com mudanças em móveis e objetos, ou podem ser transcendentais, como são as chamadas as feitas por meio de pequenos rituais. E numa casa, tudo tem cura. Quando ouvir alguém dizendo o contrário, que algo não tem cura, saiba que na verdade existem duas opções: ou não existe problema ou a pessoa não sabe como resolver. Simples assim!

Mitos do Feng Shui
Mitos do Feng Shui

A culpa não é do sofá

Existem consultores que são categóricos em afirmar que fatos aconteceram na sua vida porque havia algo em posição errada na sua casa. Apesar de ser uma afirmação surreal, muitos acreditam, especialmente quando se sentem vulneráveis após passar por uma crise, perda ou problema. Saiba que as coisas podem ser apenas uma representação de como você encara a sua vida, mas jamais serão uma maldição. Fuja de quem ousar dizer o contrário.

Não existem regras rígidas

Assim como não se pode interpretar sonhos a partir de um manual, não existe manual de Feng Shui. Curas precisam levar em consideração a história, momento de vida e projetos para serem eficazes. Além disso, as curas devem ir evoluindo para acompanhar as mudanças naturais e os ciclos de vida. A interação entre os guás é dinâmica e o acontece em um afeta o outro, alterando o tipo de cura a ser aplicado no local.

Mitos do Feng Shui
Mitos do Feng Shui

Espelhos no quarto são favoráveis

É muito comum encontrar pessoas que falam que não se pode ter espelhos no quarto. As explicações são as mais diversas, desde perturbação da energia vital (chi) até atração de má sorte. Pura superstição sem fundamento. Espelhos são vazios, eles refletem o que colocamos em frente. Portanto, a lição aqui é olhar para si, para seus movimentos internos, cuidar da sua energia para que seu reflexo seja positivo. O espelho não é o problema, mas o que colocamos para ele refletir. Existem curas muito poderosas para carreira e mudar o rumo da vida com o uso de espelhos no quarto. Quem fala o contrário não sabe o que diz.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.