Já ouviu falar em meditação dos chacras? Chakra Dhyana é uma técnica de meditação ancestral para limpeza e alinhamento dos chacras, centros de energia localizados ao longo da coluna vertebral, que correspondem a intersecções dos nadis, palavra em sânscrito para os meridianos energéticos responsáveis pela circulação da energia sutil pelo corpo. Cada chacra está relacionado ao um aspecto físico, da mente e da vida, como a prosperidade, relacionamentos, vida social, entre outros.
A meditação dos chacras promove o desbloqueio dos centros energéticos e permite o fluxo dessa energia sutil, aliviando sintomas de estresse, promovendo pensamento claro, o aumento da criatividade, a potencialização da intuição, entre outros benefícios.
A prática envolve visualização, mantra e intenção e pode ser feita diariamente. Enquanto mantem-se o foco em um chacra, visualize a cor do centro de energia e cante o mantra correspondente. Os sons não têm uma tradução direta e são considerados bija mantras, sons usados como ferramentas de harmonização e expansão da consciência há milênios.
Como praticar a meditação dos chacras?
Escolha uma postura confortável. Você pode sentar-se numa cadeira, com os pés apoiados no chão e a coluna ereta, ou sentar-se no chão com as costas apoiadas na parede. Pode-se ainda optar por uma das posturas sagradas, como a sukhasana ou postura fácil, ou padmasana ou postura de lótus.
Comece fazendo respirações lentas e profundas para promover um estado de relaxamento.
Leve a atenção para a região do primeiro chacra, localizado no assoalho pélvico. Visualize a região na cor vermelha. Cante o mantra do chacra 7 vezes.
Leve a atenção para o segundo chacra, localizado na base da coluna vertebral. Visualize a cor laranja e cante o mantra do chacra 7 vezes.
Repita para cada um dos chacras até o localizado no topo da cabeça.
- Mooladhara Chakra; ou base, localizado no assoalho pélvico – cor vermelho – mantra Lang
- Swadhistana Chakra; ou sacro, localizado na base da coluna vertebral – cor laranja – mantra Vang
- Manipura Chakra; ou umbilical, localizado na região do umbigo – cor amarelo – mantra Rang
- Anahata Chakra; ou cardíaco, localizado no centro do peito – cor verde – mantra Yang
- Vishuddhi Chakra; ou laríngeo, localizado na região da garganta – cor azul – mantra Hang
- Ajna Chakra, ou terceiro olho, localizado entre as sobrancelhas – cor azul escuro – mantra Aum
- Sahasrara Chakra ou da coroa, localizado no topo da cabeça – cor purpura – mantra Ogum Satyam Om
[…] a popularização nos últimos anos, a meditação vem sendo cada vez mais associada a uma prática que traz benefícios à saúde e não apenas como […]